quinta-feira, julho 03, 2003

MESA DE CABECEIRA

António Lobo Antunes, a pedido do jornal Público (suplemento Mil Folhas, 30 de Dezembro de 2000), escolheu, entre as obras publicadas nos últimos 100 anos, 21 para o próximo século. Por mim, confesso a minha ignorância de tão douta literatura. Mas suspeito que a Dona Margarida não deixa que ninguém tire estas livros da sua mesa de cabeceira...

Sandokan, Soberano da Malásia, Emilio Salgari
Viagem ao Centro da Terra, Júlio Verne
Os Desastres de Sophia, Condessa de Ségur
Emílio e os Detectives, Erik Kastnre
Proeza e Tropelias do Serapião Tobias, Gabriel Ferrão
Aventuras de D. Redonda, Virgínia de Castro e Almeida
O Capitão da Morte, Adolfo Simões Müller
Pinóquio, Carlo Collodi
A Minha Primeira Comunhão, Cónego Moreira das Neves
Livro da I Classe de 1950
Almanaque Bertrand de 1951
A colecção completa do Mundo de Aventuras
História de Portugal para as Criancinhas Lerem, Uma Mãe Portuguesa
Eu sou o Testículo do João, Selecções do Reader’s Digest
Memórias de uma Nota de Banco, Joaquim Paço d’Arcos
A Carpintaria ao Alcance de Todos, João Pereira Branco
Dez Mulheres Célebres, Dale Carnegie
O Crime da Praia de Chelas, anónimo
Eu não sou tua Mãe, Corín Tellado
Psicanalise-se a si mesmo, Moacyr Sampaio
As páginas pares dos Cadernos de Lanzarote”, saltando uma de quatro em quatro, José Saramago

Sem comentários: