sexta-feira, julho 04, 2003

UNS MAIS IGUAIS QUE OUTROS

Anda pela NET um Manifesto "Pelo Teatro. Um Apelo ao Protesto (do) Público", a propósito da situação de financiamento (protelado) do Ministério da Cultura/IPAE aos grupos/companhias/criadores para este ano. O que me merece os seguintes comentários:
1 - O Manifesto não está assinado: para me solidarizar, quero fazê-lo de forma consciente - quero saber quem é (supostamente) financiado; e com que projectos/espectáculos, e com quem serão eles realizados (sempre me fez confusão que não saibamos o que se financia).
2 - O que está dito acima significa, entre outras coisas (a): que há quem - grupos/companhias/criadores - fique de fora da "dança dos subsídios"; (b): e que, portanto, a solidariedade (e o protesto) deve ser extensivo a todos, ie, aos "financiados" e aos "financiáveis" - é que estes arriscam-se, com toda a certeza, a não continuar ou a não iniciar aquilo que gostam de fazer e têm o direito de fazer, para o "público", com o apoio de quem, por dever, o deve fazer (vem na consituiçãozinha... sabem?, aquele papel onde estão os princípios que regem a vida da malta toda...); (c): como já sou um pouco "usado" nestas coisas, "cheira-me" que mal passe a "tempestade", uma malta vai fazer os seus espectáculos financiados e os outros (muitos) ficam a chupar no dedo, sem qualquer tipo de solidariedade! Nem a dos seus "colegas".

Sem comentários: